Translate

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Navios abertos para visitação pública em Santos

Conforme havíamos informado anteriormente, estão previstos para atracar em Santos dia 29/08/2014 às 07h, as embarcações abaixo da Marinha do Brasil devido a Operação Aderex Ⅰ/2014.

Os mesmos ficarão abertos para visitação pública nos dias 30 e 31/08/2014 das 14h às 17:30h. O horário limite de acesso dos visitantes será até às 17h. A entrada é franca.

A entrada para visita será pela sede Capitania dos Portos de São Paulo no localizado Cais da Marinha, s/nº – Porto de Santos.

F Niterói (F 40)
F Rademaker (F 49)
NT Marajó ( G 27)
S Tapajó (S 33)

Sobre a Operação Aderex Ⅰ/2014

A Operação Aderex Ⅰ/2014, está sendo realizada desde ontem até o dia 29/08/2014, na área marítima compreendida entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), visando ao aprimoramento do nível de interoperabilidade e de adestramento das unidades navais e aeronavais nas bacias e plataformas petrolíferas da área compreendida.

Além da embarcações acima, também participam da Operação: a F União (F 45), o NPA Guaporé (P 45) e das aeronaves AH-11A Super Linx e A-4KU Skyhawk (AF-1) da Marinha do Brasil; P-3AM, P-95 e A-1 da Força Aérea Brasileira.

O Grupo-Tarefa está sendo comandado pelo Contra-Almirante Renato Batista de Melo, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2), a bordo da fragata União.

Durante a Operação serão realizados exercícios de caráter estritamente militar, contemplando operações de ataque, antissubmarino, esclarecimento, apoio logístico móvel, apoio de fogo naval, lançamento de bombas de aviação para fins gerais (BAFG) e lançamento de torpedo por navio e por aeronave. Serão também realizadas ações de superfície, aérea, de submarinos, de guerra eletrônica e de guerra cibernética e Patrulha Naval nas proximidades da bacia petrolífera de Santos. Por ocasião da visita ao Porto de Santos, será realizada Ação Cívico-Social, com a doação de roupas e agasalhos para a Associação Casa da Criança de Santos.

Obs: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades dos navios (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), a Capitania dos Portos recomenda que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Mais sobre as embarcações, no site Navios de Guerra Brasileiros clicando nas imagens acima.


Fotos:
Silvio Roberto Smera – http://pbase.com/smera
Navios de Guerra Brasileiros

Fonte: Capitania dos Portos de São Paulo - CPSP
Adaptação de texto: Henrique Ferrinho